Pedro Madureira convida Nuno Lourenço
4ªF, dia 21 de dezembro, às 15h00, com repetição às 22h00 | Na TSF
Pedro Madureira
Já há alguns anos a viver em Évora, longe do mar, cresceu junto dele e vê nele um conselheiro onde encontra tranquilidade.
Geólogo e doutorado na área de Geoquímica e Petrologia, entre 2000 e 2012 foi professor no Departamento de Geociências da Universidade de Évora. No final de 2012 assumiu funções de adjunto do responsável da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) com a qual colaborava desde 2007. Foi coordenador científico de várias missões oceanográficas no âmbito do projeto de extensão da plataforma continental. Desde 2012, é membro da Comissão Técnica e Legal da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos.
Nuno Lourenço
Vogal do Conselho Diretivo do IPMA, I.P., é Doutorado em Ciências Marinhas, com especialização em Geologia Marinha, pela Universidade do Algarve, onde hoje é professor auxiliar.
Destaca-se do seu percurso: a participação em 24 campanhas científicas no mar profundo, sendo chefe de missão em 7 delas, a autoria ou co-autoria de 23 publicações científicas em jornais com “peer review” com mais de 300 citações e mais de 100 comunicações em reuniões internacionais; 7 anos na estrutura de missão para a Extensão da Plataforma Continental, onde liderou o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento; a coordenação da aquisição e operacionalização do ROV LUSO; entre muitos outros projetos.