Açucena Veloso convida Tânia Pereira
4ªF, dia 30 de novembro, às 15h00, com repetição às 22h00 | Na TSF
Açucena Veloso
De origem minhota, Açucena veio para Lisboa muito cedo em busca de trabalho. Começou por vender limões, no Mercado 31 de Janeiro, com nove anos de idade e só depois passou para as bancas do peixe. Peixeira há mais de 50 anos, começou numa banca de 1 metro de comprimento até chegar aos 23 metros onde hoje vende, o que dizem ser, o melhor peixe de Lisboa.
Diz-se "amiga do peixe", come-o todos os dias e no fim de cada dia nunca sobra mercadoria. Vende não só aos visitantes habituais do mercado, mas também aos melhores chefes de cozinha de Lisboa e aos grande hotéis, que procuram diariamente peixe à altura dos seus pratos.
Tânia Pereira
Mestre em Biologia, especializada em Pescas e Aquicultura, iniciou a carreira em 2010 integrando o projeto de Biodiversidade Marinha M@rBis da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Em 2012, concorreu para os quadros da Docapesca - Portos e Lotas, S. A., para a sede em Lisboa, onde foi colocada com o objetivo de dinamizar um Projeto de Valorização do Pescado das Lotas portuguesas. Este projeto, ainda em curso, ganhou uma dimensão nacional e internacional, com várias distinções e méritos. A gestão dos eventos de promoção do pescado nacional em todo o mundo, conferiu-lhe uma visão muito abrangente e o contacto com pessoas-chave nos setores ligados ao pescado.