Tiago Pitta e Cunha convida José M. Tavares
4ªF, dia 16 de novembro, às 15h00, com repetição às 22h00 | Na TSF
Tiago Pitta e Cunha
Jurista de formação, é especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos, e foi já o representante de Portugal na Assembleia Geral da Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas.
Numa época em que o mar é visto como a salvação para o naufrágio da economia portuguesa, Tiago tem uma certeza há mais de 10 anos: "só nos podemos afogar economicamente se ficarmos em terra". Durante a sua formação no estrangeiro, percebeu que "há uma percepção externa altamente positiva que liga Portugal ao mar que nós, cá dentro, desconhecemos em absoluto". Para deixarmos de ser "o país em que a terra acaba para ser o país em que o mar começa", a mudança deve começar internamente.
José M. Tavares
Doutorado em Economia na Universidade de Harvard, com especialização em Economia Política, publicou já trabalhos no Journal of Public Economics, no Journal of Monetary Economics e na Review of Economics and Statistics. Tem também volumes editados pela Harvard University Press, Oxford University Press, MIT Press e Princeton University Press. A sua investigação foi comentada na Time Magazine, New York Times, Handelsblatt, La Repubblica, Expresso e Público.
Hoje é professor de Economia na Nova School of Economics (Lisboa) e Research Fellow no Centre for Economic Policy Research (CEPR) (Londres), mas já lecionou na Universidade de Harvard, na Universidade da Califórnia e na Universidade Católica Portuguesa.