Hélio Paulino convida Miguel Lacerda
4ªF, dia 26 de outubro, às 15h00, com repetição às 22h00 | Na TSF
Hélio Paulino
Com 41 anos, faz parte da nova geração de pescadores da Figueira da Foz. Começou por acompanhar o pai na arte xávega, aos 14 anos, e hoje é proprietário e mestre costeiro da embarcação de pesca Gaivota do Mondego.
Frequentou o Curso de Marinheiro Pescador da FORPESCAS e o de Contramestre Pescador, primeiro na Figueira da Foz e, numa segunda fase, na Escola Portuguesa de Pescas em Lisboa. Frequentou ainda o curso de Mestre Costeiro Pescador, na Escola da Marinha de Comércio e Pescas em Lisboa, sendo na altura o Mestre Costeiro mais novo do país. A paixão pelo mar leva-o ainda a ser surfista e praticante de remo.
Miguel Lacerda
Secretário Geral da Associação Naval de Lisboa, e um apaixonado pelo mar.
Esteve na génese do Museu da Baleia da Madeira e do Museu do Mar de Cascais; foi responsável pelo projeto desportivo da Quebramar; esteve envolvido em projetos de estudo da fauna marinha e de salvaguarda do património arqueológico subaquático; foi velejador profissional e o único português a submergir nos mares glaciares da Antártida.
Entre muitos outros projectos onde se envolveu, conta ainda com 5 livros editados, vários títulos nacionais em mergulho e vela de cruzeiro, uma volta ao mundo à vela e 17 travessias do Atlântico. Foi distinguido em 2012, pela Notícias Magazine, como um dos 20 portugueses extraordinários.